Serra do Rio do Rastro em SC vai receber cerca de R$ 20 milhões para obras, diz governo federal

October 16, 2018

Edital de contenção das encostas deve sair ainda em outubro, informou o estado.

A Serra do Rio do Rastro vai receber cerca de R$ 20 milhões para obras de contenção de encostas, confirmou o ministro da Secretaria de Governo, C. M., em reunião com o governador de Santa Catarina, E. P. M., nesta sexta-feira (12) em Florianópolis. Há meses ocorrem deslizamentos na região, causando risco aos motoristas.

De acordo com a assessoria de imprensa de M., a previsão é que a liberação seja publicada em Diário Oficial da União (DOU) até quarta-feira (17). A quantia exata não foi divulgada. O governo do estado informou que até a próxima semana será lançado um edital para os trabalhos.

Nesta sexta, além do governador e de M., estiveram presentes na reunião na Casa D’Agronômica o ministro do Turismo V. L. e o secretário nacional da Defesa Civil, N. R..

O grupo iria fazer um sobrevoo pela Serra do Rio do Rastro, mas um problema com uma aeronave alterou os planos, informou o estado.

 

Obra

Conforme o governo do estado, são 25 pontos que devem sofrer intervenção. Destes, 20 ficam em parte sinuosa da Serra catarinense e outros três na área de asfalto em Lauro Müller e dois em Orleans.

O assessor técnico da Defesa Civil de Santa Catarina, que coordenou o trabalho, H. A. d. S., explicou que as obras terão impacto mínimo, para não ofuscar a beleza natural do local. Para a contenção, foram escolhidas telas metálicas de alta resistência que ficarão quase imperceptíveis a quem deseja contemplar o trajeto. O material também é menos agressivo ao meio ambiente, afirmou.

“Poderíamos optar por outros modelos de intervenção, mas optamos pelo que não vai causar uma agressão visual na paisagem. As telas estarão ancoradas na rocha sem que o usuário da rodovia perceba”, apontou o técnico.

 

Prioridade para a segurança

Ainda segundo H. A. d. S., o prazo de conclusão da obra dependerá de muitas condições, desde o clima (neblina, vento e chuva) até o aparato de logística para a realização dos trabalhos.

“Uma obra desse porte terá um tempo de conclusão mais elástico. Antes de tudo, vamos priorizar a segurança de quem estará executando esse trabalho”, reforçou o técnico.

A intervenção prevê o uso de guindastes, helicóptero, e até alpinistas que serão responsáveis pela remoção de blocos na eminência de queda. Durante os trabalhos, pode haver alterações no trânsito da rodovia.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/10/12/serra-do-rio-do-rastro-vai-receber-cerca-de-r-20-milhoes-para-obras-diz-governo-federal.ghtml

Please reload

Nossos posts recentes

Com quanto tempo de antecedência é possível renovar a CNH?

June 24, 2019

Serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos deve chegar em breve a Joinville

June 24, 2019

Chega a 10 o número de mortes no trânsito de SC durante o feriadão

June 24, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload